segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Curitiba, de costas

O texto publicado, remete o sentimento que, muitos como eu e M.M.J ( pois temos semelhanças nas migrações), imputamos a nossa amada e odiada Curitiba.
Como gaúcho levo as tradições no cerne de minha alma. Mas fico longe de qualquer "rótulo".
E me cansa esse orgulho "gaúcho,"levantado por medíocres e xenófobos. Em Curitiba sou apenas curitibano. E longe dela, também sinto saudades...

Olho Curitiba, de costas. Sinto saudades. É estranho partir deste lugar e sentir falta. Curitiba foi feita para ser abandonada, cidade chata, modorrenta, sem identidade cultural, sem um povo caloroso. Cidade sem nada. Não importa. Sinto saudades.Cheguei há muitos anos. Vivi antes numa cidade muito pequena (5 mil habitantes) e em outra muito grande (mais de 10 milhões de habitantes). Curitiba foi uma escolha apenas conveniente. Só isso. Mas, com o tempo, virei seu filho.Falo mal de Curitiba, o que é muito curitibano. Reclamo do trânsito. Prefiro a cidade calma onde cheguei pela primeira vez. Não consigo definir o que é ser curitibano. Mas amo este lugar, porque não há cidade onde se é mais livre de estereótipos. Não há uma música curitibana. Aleluia... Não há uma cultura curitibana. Viva...Somos tudo e nada no mundo. Isto é o que nos singulariza. Todas as culturas, todos os sons, todas as misturas vivem em um curitibano ciente de si.Tenho pena dos que estão presos à imagem que fazem de si mesmos: mineiros, paulistas, gaúchos, baianos, sertanejos, etc, etc, etc. Só um curitibano de coração é livre.Eu sou livre. Apesar das saudades.

Postado por M.M.J em , 18/12/2008

Nenhum comentário: